fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

6th edition – MINOR in Acute Care - Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

O Minor em Acute Care, sob a forma de unidade curricular, tem como objetivos oferecer formação académica a alunos da própria instituição em formato opcional, a alunos ERASMUS + e a candidatos a alunos externos (nacionais e internacionais), na área dos cuidados agudos. Esta unidade curricular foi concebida em duas partes (I – 10 ECTS e II – 10 ECTS) complementares, que podem ser frequentadas de forma separada, ou conjunta, em função da opção do estudante.

Duração:

15 Semanas

Datas:

  • MINOR I: 6 de março a 28 de abril 2023
  • MINOR II: 2 de maio a 16 de junho 2023

Vagas:

Min. 5 e máx. 15. As vagas serão atribuídas por ordem de inscrição.
O MINOR só se realizará com o mínimo de 5 alunos.

ECTS:

20 (com duas partes de 10 ECTS cada, que podem ser frequentadas de forma independente, se essa for a opção do candidato).

Local:

Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão)

Candidaturas:

Até 30 de dezembro de 2022. Posteriormente a esta data e havendo vagas sobrantes, poderão ser aceites candidaturas desde que cumpram os pré-requisitos. As vagas serão atribuídas por ordem de chegada.

Responsável pelo curso:

António José Alves Lopes, Mestre em Ciências da Fisioterapia, docente da ESSAlcoitão.

Contactos para informação:

Professor António Alves Lopes
Telef: 21 460 74 68 – ext. 274
Email: antonio.alopes@essa.scml.pt

Secretariado: Fernanda Coelho
Email: fernanda.coelho@essa.scml.pt

Destinatários:

  • Candidatos em Mobilidade Erasmus+;
  • Candidatos inscritos em outras instituições nacionais ou estrangeiras (sem ser por mobilidade ERASMUS+) e candidatos já formados que possuam o título profissional de fisioterapeuta;
  • Candidatos inscritos no 4º ano do curso de licenciatura em Fisioterapia da ESSAlcoitão no ano 2021/2022 – Só poderão inscrever-se a 10 ECTS (MINOR I ou II).

Pré requisitos:

  • Necessário ter uma inscrição válida no curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSAlcoitão ou noutra instituição de ensino superior nacional ou internacional;
  • Possuir curso de Licenciatura em Fisioterapia ou equivalente legal ou cédula profissional.

Docentes:

  • António Alves Lopes, Mestre em Ciências da Fisioterapia, Professor Adjunto na ESSAlcoitão, Portugal
  • Anne Griet Brader, Mestre pela HANZE UNIVERSITY – Holanda
  • Hans van de Leur, Doutoramento em “Respiratory Care” pela HANZE UNIVERSITY – Holanda
  • Vitor Hugo Azevedo, Licenciado em Fisioterapia, Professor Adjunto Convidado na ESSAlcoitão, Portugal

The MINOR in Acute Care, aims to offer optional academic training to students  of the institution itself in an optional format, to ERASMUS + students and to external students (national and international) in the acute care area. This course unit is designed in two complementary parts (I – 10 ECTS and II – 10 ECTS), which can be attended separately or jointly, depending on the student ‘s choice.

Duration:

15 weeks

Dates:

  • MINOR I: March 6 to April 28, 2023
  • MINOR II: May 2 to June 16, 2023

Vacancies:

Min. 5 and máx 15. Vacancies will be allocated on a first-come, first-served basis.
MINOR will only take place with a minimum of 5 students.

ECTS:

20 (with two parts of 10 ECTS each, which can be attended independently, according to the candidate’s choice).

Local:

Alcoitão School of Health Sciences (ESSAlcoitão)

Applications:

Until December 30, 2022. Subsequent to this date and with vacancies remaining, applications may be accepted as long as they fulfill the prerequisites. Vacancies will be allocated on a first-come, first-served basis.

School fees:

Option 1 – MINOR I (10 ECTS) – Consult “tabela de propinas e emolumentos 2021/2022

Option 2 – MINOR II (10 ECTS) – Consult “tabela de propinas e emolumentos 2021/2022

Option 3 – MINOR I e II (20 ECTS) – Consult “tabela de propinas e emolumentos 2021/2022

MINOR responsible:

António José Alves Lopes, Master in Physioterapy Science, lecture in ESSAlcoitão.

Contacts:

Professor António Alves Lopes
Telef: 21 460 74 68 – ext. 274
Email: antonio.alopes@essa.scml.pt

Administrative Secretary: Fernanda Coelho
Email: fernanda.coelho@essa.scml.pt

Recipients:

  • Erasmus+ Mobility Candidates;
  • Candidates enrolled in other national or foreign institutions (not for ERASMUS+ mobility) and candidates already graduated who hold the professional title of physiotherapist;
  • Candidates enrolled in the 4th year of ESSAlcoitão Physiotherapy degree course in the year 2021/2022 – Only 10 ECTS (MINOR I or II).

Prerequisite:

  • Required to have a valid registration in the Degree in Physiotherapy on ESSAlcoitão or other national or international higher education institution;
  • Possess Degree in Physiotherapy or equivalent, or professional certificate.

Teachers:

  • António Alves Lopes, Master in Physiotherapy Sciences, ESSAlcoitão, Portugal
  • Anne Griet Brader, Master – HANZE UNIVERSITY – Netherlands
  • Hans van de Leur, PhD in Respiratory Care – HANZE UNIVERSITY – Netherlands
  • Vitor Hugo Azevedo, Degree in Physiotherapy, ESSAlcoitão, Portugal

MINOR I

Objetivos:

  1. Demonstrar o processo da fisioterapia num contexto de cuidados agudos com diferentes condições clínicas e idades, de forma independente;
  2. Comunicar e discutir, de uma forma independente, estratégias para garantir a participação do paciente e da família no plano de cuidados durante todas as fases do processo de fisioterapia, dentro de uma abordagem centrada no cliente;
  3. Comunicar de forma independente, de acordo com orientações práticas, os resultados de intervenções fisioterapêuticas com colegas, médicos e equipes multidisciplinares;
  4. Documentar, de forma independente, o processo de fisioterapia com base nas diretrizes da WCPT para o prontuário do paciente;
  5. Refletir, de forma independente, sobre as competências profissionais requeridas na prática clínica dentro do quadro profissional, questões éticas e trabalho multidisciplinar.

Conteúdos programáticos:

  • Contexto de intervenção:
    • Unidade de cuidados agudos
    • Equipa multidisciplinar
    • Modelos de prática
  • Prática Informada por Evidência para apoiar a tomada de decisão clínica e ética em ambientes de cuidados agudos:
    • Princípios da Prática Informada por Evidência
    • Ciclo de Implementação de Evidência
    • Avaliação da Evidência
    • Evidência na prática
  • Intervenção em condições específicas:
    • Neuromusculares
    • Cardiorrespiratórias
    • Músculo-esqueléticas
  • Intervenção em condições específicas:
    • Tegumentárias (queimados)
    • Multisistemicas
    • Pós-cirúrgicas
  • Implementação do Processo de Fisioterapia em Cuidados Agudos:
    • Exame e Avaliação
    • Diagnóstico / lista de problemas
    • Objectivos
    • Plano de Intervenção

Avaliação:

Para que o aluno obtenha aproveitamento, deverá realizar um Portfólio (100%) contendo:

Actividade 1 – Realização de 6 atividades de consolidação propostas pelos docentes. (75% da nota final)

Actividade 2 – Relatório de Atividade Clínica (25% da nota final)

Informação sobre exames – Consultar a ficha de unidade curricular

MINOR I

Learning outcomes:

  1. Demonstrate the physiotherapeutic process in an acute care context with different clinical conditions and ages.
  2. The student has to be able to, independently within a client centered approach, communicate and discuss strategies to ensure patient and family participation in the plan of care during all the phases of the physiotherapy process.
  3. The student has to be able to, independently communicate according to practical guidelines, the outcomes of physiotherapeutic interventions with colleagues, medical doctors and multidisciplinary teams
  4. The student has to be able to independently, document the physiotherapy process based on the WCPT guidelines for patient file.
  5. The student has to be able to independently, reflect upon the professional competences required in clinical practice within the professional framework, ethical issues and multidisciplinary work.

Syllabus:

  • Context of intervention:
    • Acute care Setting
    • Team (Multidisciplinary)
    • Models of practice in Acute Care Setting
  • Evidence informed Practice to support clinical and ethical decision making in acute care setting
    • Principles of Evidence Informed Practice
    • Evidence Implementation Cycle
    • Evidence Appraisal
    • Evidence in Practice
  • Interventions in acute conditions in a specific context
    • Neuromuscular context
    • Cardiorespiratory context
    • Musculoskeletal context
  • Interventions in acute conditions in  a specific context
    • Tegumentary context (Burn Care)
    • Multisystemic conditions
    • Post-Surgical Conditions
  • Implementation of Process of Physiotherapy in Acute Care Settings:
    • Exam and Assessment
    • Diagnosis/Problems List
    • Goal Setting
    • Intervention Plan

Assessment:

Portfolio (100%) with:

  1. Realization of 6 consolidation activities proposed by the teachers (75% of the final grade)
  2. Clinical Activity Report (25% of the final grade)

Final exams information – Refer to curricular unit record.

MINOR II

Objetivos:

  1. Ser capaz de demonstrar o processo da fisioterapia num contexto de cuidados agudos com diferentes condições clínicas e idades, de forma independente, usando um estudo de caso real.
  2. Comunicar e discutir, de uma forma independente, estratégias para garantir a participação do paciente e da família no plano de cuidados durante todas as fases do processo de fisioterapia, dentro de uma abordagem centrada no cliente;
  3. Comunicar de forma independente, de acordo com orientações práticas, os resultados de intervenções fisioterapêuticas com colegas, médicos e equipes multidisciplinares;
  4. Documentar, de forma independente, o processo de fisioterapia com base nas diretrizes da WCPT para o prontuário do paciente;
  5. Refletir, de forma independente, sobre as competências profissionais requeridas na prática clínica dentro do quadro profissional, questões éticas e trabalho multidisciplinar.

Conteúdos programáticos:

  • Condições emergentes (Pandemias, Migrações, Mudanças Climáticas)
  • Tecnologia de suporte ao contexto de cuidados agudos:
    • Tomada de decisão
    • Intervenção
  • Intervenção ao longo do ciclo de vida:
    • Pediatria (incluindo contexto neonatal)
    • Adultos
    • Idosos (incluindo fim de vida)
  • Saúde e bem-estar – intervenções inclusivas para promover atividades e participação:
    • Avaliação da atividade, funcionalidade e qualidade de vida
    • Mobilidade e promoção de atividades
      • Efeitos multissistémicos da imobilidade
      • Planeamento e suporte da mobilidade e atividade nos cuidados agudos
    • Promoção da participação e inclusão familiar
  • Implementação do Processo de Fisioterapia em Cuidados Agudos:
    • Exame e Avaliação
    • Diagnóstico / lista de problemas
    • Objectivos
    • Plano de Intervenção
    • Estrutura e Design de estudo de caso

Avaliação:

Para que o aluno obtenha aproveitamento nesta UC, deve realizar um Portfólio (100%) contendo:

  1. Realização de 5 atividades de consolidação propostas pelos docentes. (75% da nota final)
  2. Relatório de Atividade Clínica com apresentação (25% da nota final)

Informação sobre exames – Consultar a ficha de unidade curricular

MINOR II

Learning outcomes:

  1. Demonstrate the physiotherapeutic process in an acute care context with different clinical conditions and ages, with a real clinical case.
  2. The student has to be able to, independently within a client centered approach, communicate and discuss strategies to ensure patient and family participation in the plan of care during all the phases of the physiotherapy process.
  3. The student has to be able to, independently communicate according to practical guidelines, the outcomes of physiotherapeutic interventions with colleagues, medical doctors and multidisciplinary teams
  4. The student has to be able to independently, document the physiotherapy process based on the WCPT guidelines for patient file.
  5. The student has to be able to independently, reflect upon the professional competences required in clinical practice within the professional framework, ethical issues and multidisciplinary work.

Syllabus:

  • Dealing with emergent conditions (Pandemics, Migrations, Climate Changes)
  • Technology to support the process of Physiotherapy in Acute Care Setting
    • Technology to support assessment and decision making
    • Technology to support interventions
  • Interventions in acute conditions through the life cycle
    • Pediatric context (including neonatal context)
    • Adult context
    • Elderly context (including end of life considerations)
  • Health and Wellbeing – inclusive interventions to promote Activities and Participation
    • Assessing activity, functionality and quality of Life
    • Mobility and Activity promotion
      • Multisystemic effects of immobility
      • Planning and supporting mobilization and activity  in acute care
    • Participation promotion and Family inclusion
  • Implementation of Process of Physiotherapy in Acute Care Settings
    • Exam and Assessment
    • Diagnosis/Problems List
    • Goal Setting
    • Intervention Plan
    • Clinical Case Structure and Design

Assessment:

Portfolio (100%) with:

  1. Realization of 5 consolidation activities proposed by the teachers (75% of the final grade)
  2. Clinical Activity report with presentation (25% of final grade)

Final exams information – Refer to curricular unit record.

Flyer – 6th Minor in Acute Care

Voltar