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Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Pós-graduação em Terapia da Fala – Intervenção na Infância – 4ª edição - Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Realização confirmada!

“Quero parabenizar-vos pela excelente pós graduação, aprendi imenso e estruturei muito mais o meu pensamento! Foi mesmo uma grande mais valia! Agradeço a todos os docentes.”

Terapeuta da Fala que frequentou a 3ª edição da Pós-graduação “Intervenção na Infância”

Enquadramento

Estima-se que cerca de 80% dos Terapeutas da Fala Portugueses trabalha com crianças e jovens, quer em contexto clínico, quer em contexto escolar. A abrangência em termos de publico alvo torna com elevada probabilidade viável a existência de Terapeutas da fala interessados neste tipo de formação avançada.

Modalidade de Ensino

Online

Certificação

De acordo com a opção de frequência

Condições de Candidatura

Podem candidatar-se à Pós-Graduação em Terapia da Fala – Intervenção na Infância, os profissionais que sejam titulares:

a) Do grau de licenciado em Terapia da Fala ou equivalente legal;

b) De um grau académico superior estrangeiro em Terapia da Fala, conferido de acordo com as regras do país de origem como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado;

c) De um grau académico superior estrangeiro em Terapia da Fala que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico Científico da ESSAlcoitão;

d) Detentores de cédula profissional em Terapia da Fala com currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atentando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico Científico da ESSAlcoitão.

Sabia que só nas Instituições de Ensino Superior pode frequentar Pós-graduações?

Possibilidade de inscrição em Unidades Curriculares Isoladas – Contactar a D. Anabela Gonçalves –  anabela.sgoncalves@essa.scml.pt

 

Condições

Pós-Graduação

Destinatários

Licenciados em Terapia da Fala

Duração

Um ano letivo

Número de créditos a atribuir

26 ECTS (European Credit Transfer System)

Propinas e modalidades de pagamento

Candidatura 50€
Matrícula 50€
Inscrição (inclui Seguro Escolar) 50€
Propinas*  1040€ (pagável em 8 prestações de 11/2021 a 06/2022, até dia 15 de cada mês)

Condições especiais

*20% de desconto (no valor da propina) – colaboradores da SCML, seus cônjuges ou filhos que frequentem ou venham a frequentar a ESSAlcoitão; antigos estudantes da ESSAlcoitão (não é acumulável com o desconto de 10%).

*10% de desconto (no valor da propina) –educadores clínicos da ESSAlcoitão; funcionários ou associados de entidades protocoladas com a ESSAlcoitão (não é acumulável com o desconto de 20%).

*2,5% de desconto (no valor da propina) – se efetuado pagamento total da propina (acumulável com o desconto de 20% ou com o desconto de 10%).

Calendário

Início a 30 de outubro de 2021 e termo em 25 de junho de 2022

Data de candidatura

até 17 de outubro de 2021

Data de inscrição/matrícula

de 19 a 26 de outubro de 2021

Vagas

Número mínimo de estudantes: 10
Número máximo de estudantes: 30
O curso só se realizará se o número mínimo de vagas for preenchido.

Local e horário

Online
6ª feiras: 18:30H – 21:30H
sábados: 09:00H – 13:00H e das 14:00H – 17:00H

As datas e os horários poderão vir a sofrer alterações.

Competências

A Pós-Graduação em Terapia da Fala – Intervenção na Infância tem como objetivo proporcionar aos participantes, a aquisição de competências especializadas e diferenciadas para a intervenção centrada no utente pediátrico e juvenil, em diferentes áreas de disfunção comunicativa, com uma visão inovadora e reflexiva. Assim, no final da Pós-Graduação os participantes deverão ser capazes de:

a) Evidenciar raciocínio clínico especializado em pelo menos duas áreas de disfunção comunicativa;

b) Realizar tomada de decisão crítica e informada pela evidência científica;

c) Aplicar com rigor procedimentos de diagnóstico;

d) Aplicar com especificidade procedimentos de tratamento;

e) Comunicar informação clínica quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;

f) Analisar e refletir de modo critico acerca da eficácia dos modelos de saúde e intervenção aplicados;

g) Atualizar os seus conhecimentos, a partir dos mais recentes achados científicos;

h) Demonstrar uma autonomia para aprendizagem ao longo da vida.

Coordenação

Coordenação: Margarida Grilo

Co-Coordenação: Jaqueline Carmona

Corpo Docente

Dulce Tavares, Terapeuta da Fala, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Educação – área de multideficiência

Elsa Margarido, Terapeuta da Fala, Mestre em Supervisão Clínica, Especialista em Perturbações da Fluência

Gabriela Torrejano, Terapeuta da Fala, Pós-Graduada em Disfagias Orofaríngeas

Ilse Smits, Terapeuta da Fala, Doutorada em Engenharia Industrial Bioquímica

Isabel Ferreira, Terapeuta Ocupacional, Doutorada em Psicologia Social na área da promoção da saúde

Isabel Guimarães, Terapeuta da Fala, Doutorada em Fonética Experimental

Jaqueline Carmona, Terapeuta da Fala, Linguísta, Especialista em Perturbações da Fluência

Joana Rato, Psicóloga Educacional, Doutorada em Ciências da Saúde – especialidade de Neuropsicologia

Joana Lopes, Terapeuta da Fala, Mestre em Supervisão Clínica

João Cadima, Terapeuta Ocupacional, Mestre em Terapia Ocupacional na área de Integração Sensorial

João Canossa Dias, Terapeuta da Fala, Mestre em Ciências da Educação, Especializado em Necessidades Complexas de Comunicação e Pós-Graduado em Literatura Infantil

João Correia, Doutorado em Cognitive Neuroscience

AnaMargaridaRamalho

Margarida Ramalho, Terapeuta da Fala, Pós-Graduada em Neuropsicologia e Reabilitação, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e Doutora em Linguística

Mónica Rocha, Terapeuta da Fala, Doutorada em Ciências da Cognição e da Linguagem, Especialista em Perturbações da Fluência

Raquel Gamboa, Terapeuta da Fala, Mestranda em Terapia da Fala – Práticas Avançadas em Comunicação e Linguagem

Susana Capitão, Terapeuta da Fala, Doutorada em Multimédia em Educação

Estrutura Curricular

Unidades Curriculares

Área Científica

Horas Totais

(HTE+HC)

Horas de trabalho do Estudante

Horas de Contacto

ECTS

Docentes

Totais

T

TP

Responsável

Colaboradores

Perturbações do desenvolvimento da linguagem e multilinguismo

 

 

CTFL

 

112

92

20

8

12

4

Dulce Tavares

Jaqueline Carmona

Raquel Gamboa

Perturbações dos sons da fala e da audição

112

92

20

8

12

4

Susana Capitão 

Elsa Margarido

João Canossa Dias

Desenvolvimento sensório motor

Ciências Sociais e do Comportamento

56

46

10

4

6

2

Isabel Ferreira

 João Cadima

Perturbações da leitura, escrita e do cálculo

 

CTFL

224

184

40

15

25

8

Margarida Ramalho 

Ilse Smits

Joana Lopes

Joana Rato

Perturbações da voz e da fluência

140

115

25

5

20

5

Isabel Guimarães

Gabriela Torrejano

João Correia

Mónica Rocha 

Jaqueline Carmona

Metodologia de estudo de caso 

Metodologia da Investigação

84

69

15

5

10

3

Jaqueline Carmona

Dulce Tavares

Totais

 

728

598

130

45

85

26

 

Unidades Curriculares

Objetivos da UC

Perturbações do desenvolvimento da linguagem e multilinguismo

  1. Ampliar o conhecimento sobre multilinguismo da sociedade civil (e.g. mitos)
  2. Delinear o diagnóstico diferencial recorrendo a avaliações e a guidelines 
  3. Interpretar os dados recolhidos considerando as diferenças culturais
  4. Integrar as abordagens de intervenção ao contexto específico de multilinguismo
  5. Aperfeiçoar as suas competências como consultor de outros terapeutas da fala e outros profissionais
  6. Cooperar com colegas e trabalhar em um contexto multidisciplinar

Perturbações dos sons da fala e da audição

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

  1. Reconhecer dados epidemiológicos das perturbações dos sons da fala e da audição
  2. Interpretar os fundamentos da neurociência do processamento auditivo 
  3. Dissociar as definições mais atuais de perturbações do processamento auditivo, da audição e dos sons da fala 
  4. Especificar o diagnóstico das perturbações do processamento auditivo, da audição e dos sons da fala e a/s sua/s comorbilidades com outro/s diagnóstico/s; diagnóstico diferencial 
  5. Reconhecer os diferentes sistemas de classificação e sua importância
  6. Tomar posição sobre instrumentos de avaliação formais e informais existentes
  7.  Extrapolar conhecimentos de planeamento, implementação e análise da intervenção
  8. Produzir orientações para o meio educativo e social

Desenvolvimento sensório motor

  1. Relacionar os pré-requisitos e a sua importância para a aprendizagem escolar / escrita
  2. Detetar precocemente as dificuldades psicomotoras comprometedoras de aprendizagem
  3. Criar estratégias com vista à facilitação das aprendizagens

Perturbações da leitura, escrita e do cálculo

  1. Reconhecer o papel do funcionamento executivo nos processos de aprendizagem
  2. Diferenciar os princípios orientadores das teorias relacionadas com a fluência, descodificação e compreensão leitora
  3. Dissecar os sinais de alerta comprometedores da aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo 
  4. Integrar o diagnóstico das perturbações da leitura da escrita e do cálculo e a/s sua/s co-morbilidade/s com outro/s diagnóstico/s; diagnóstico diferencial
  5. Reconhecer dados epidemiológicos das dificuldades de aprendizagem e das perturbações leitura, da escrita e do cálculo
  6. Reconhecer os diferentes sistemas de classificação e sua importância 
  7. Relacionar instrumentos formais e informais de avaliação 
  1. do nível de fluência leitora
  2. da linguagem escrita
  3. do cálculo
  1. Extrapolar conhecimentos de planeamento, implementação e análise da intervenção terapêutica
  2. Reconhecer e implementar o Decreto Lei nº 54/2018 
  3. Produzir orientações para o meio educativo, clínico e sociofamiliar

Perturbações da voz e da fluência

  1. Aplicar conhecimentos avançados das ciências básicas nas diferentes condições da infância e adolescência
  2. Avaliar criticamente as informações científicas atuais para orientação da tomada de decisão clínica 
  3. Aplicar os modelos de raciocínio clínico na gestão da problemática da criança e/ou adolescente
  4. Elaborar o plano de intervenção tendo por base a evidência científica atualizada
  5. Desenvolver estratégias de intervenção direcionadas às necessidades da criança e da sua envolvente familiar e/ou escolar
  6. Demonstrar a capacidade para executar um projeto (estudo de caso ou revisão crítica)

Metodologia de estudo de caso

No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

  1. Examinar aspetos éticos relacionados com a metodologia de estudo de caso 
  2. Compilar os dados basilares para um estudo de caso 
  3. Analisar instrumentos de avaliação formais e informais
  4. Extrapolar os dados da história pregressa e da avaliação, 
  5. Estruturar um estudo de caso 

Prazos, Propinas e Emolumentos

CALENDÁRIO – Prorrogação dos prazos

Apresentação da Candidatura 

até 17 de outubro de 2021

Seleção e Seriação

18 de outubro de 2021

Afixação dos resultados 

18 de outubro de 2021

Reclamações

19 a 20 de outubro de 2021

Decisão sobre as reclamações

21 de outubro de 2021

Matrículas e Inscrições

19 a 26 de outubro de 2021

Matrículas e Inscrições dos candidatos cuja reclamação foi atendida

21 a 26 de outubro de 2021

Início das aulas

30 de outubro de 2021

PROPINAS E EMOLUMENTOS

Candidatura

50€

Matrícula

50€

Inscrição (Inclui Seguro Escolar)

50€

Propina* – Pagável em 8 meses 

1040€ 

Certificado Curricular

125€

Possibilidade de pagamento da propina em 8 prestações (de novembro/2021 a junho/2022) – até 15 de cada mês.
O não cumprimento desta obrigatoriedade implica pagamento de multa.

*20% de desconto no valor da propina para colaboradores da SCML, seus cônjuges ou filhos que frequentem ou venham a frequentar a ESSAlcoitão; antigos estudantes da ESSAlcoitão (não é acumulável com o desconto de 10%)

*10% de desconto no valor da propina para educadores clínicos da ESSAlcoitão; funcionários ou associados de entidades protocoladas com a ESSAlcoitão (não é acumulável com o desconto de 20%).

*2,5% de desconto – se efetuado pagamento total da propina (acumulável com o desconto de 20% ou com o desconto de 10%).


  • Os descontos não são cumulativos, à exceção dos 2,5% de desconto se efetuado pagamento único anual.
  • A desistência de frequência obriga ao pagamento das propinas referentes aos 3 meses subsequentes. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução.
  • Os valores cobrados não são passíveis de devolução, à exceção dos valores de matrícula e inscrição quando se verifica a ocupação total das vagas ou no caso do curso não entrar em funcionamento por não ter atingido o número mínimo de estudantes.

Certificado de Pós-graduação em Terapia da Fala – a requerer pelos participantes que concluam o Curso com aproveitamento em todas as unidades curriculares;

 

Contactos para informação:

Anabela Gonçalves
Telef: 21 460 75 67 – ext. 267
Email: anabela.sgoncalves@essa.scml.pt
www.essa.pt

 

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