ESSALCOITÃO assinala o Dia Mundial da Terapia Ocupacional com atividades em múltiplos contextos
28 - 10 - 2025
A ESSALCOITÃO celebrou o Dia Mundial da Terapia Ocupacional com várias iniciativas que evidenciaram o impacto desta profissão na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão em diferentes contextos.

Sob o tema “Terapia Ocupacional em Ação”, lançado pela World Federation of Occupational Therapists, a ESSALCOITÃO celebrou esta data com entusiasmo, compromisso e sentido de missão, destacando o impacto da Terapia Ocupacional na promoção da saúde, do bem-estar, da autonomia e da participação social.
O Departamento de Terapia Ocupacional da ESSALCOITÃO marcou o Dia Mundial da Terapia Ocupacional com um conjunto diversificado de iniciativas que envolveram estudantes, docentes, terapeutas e a comunidade, evidenciando a ação transformadora da profissão em diferentes contextos. Cada ano do curso de Terapia Ocupacional deixou a sua marca nesta celebração:
-
1.º ano — acompanhados pela Professora Élia Silva Pinto, participaram na inauguração do Mini Golfe Adaptado do CMRA, um projeto que promove o lazer acessível e inclusivo.
-
2.º ano — sob orientação dos professores Cristina Vieira da Silva e Nuno Moreira, colaboraram com as terapeutas do Centro de Apoio Social do Pisão, criando oportunidades de envolvimento ocupacional e com recurso a atividades de movimento e música, jogos tradicionais portugueses, atividades de estimulação sensorial e cognitiva.
-
3.º ano — dinamizou uma campanha pública de sensibilização sobre a importância da ocupação para a saúde e o bem-estar.
-
4.º ano — com a organização da professora Cristina Vieira da Silva, os estudantes colaboraram com as terapeutas do CASOeiras na aplicação de um questionário ocupacional a utentes, com o objetivo de identificar padrões de ocupação e promover a reflexão sobre as rotinas do quotidiano.
A celebração incluiu ainda a sessão “Ponto de Encontro: A Ocupação na Perspetiva Multidisciplinar”, dinamizada pelo professor João Cadima em parceria com os terapeutas ocupacionais do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão (CMRA). O encontro reuniu profissionais, utentes e familiares numa reflexão conjunta sobre o significado e o impacto da ocupação na vida das pessoas.
Com estas iniciativas, a ESSALCOITÃO reforça o seu compromisso com a formação de profissionais capazes de promover inclusão, autonomia e qualidade de vida — colocando a Terapia Ocupacional verdadeiramente em ação!




