formação Candidaturas abertas

Linguagem: conhecer, refletir e capacitar em idade pré-escolar

18 de junho a 10 de julho

Conhecer os marcos de desenvolvimento em idade pré-escolar.

terapeuta da fala e paciente

Enquadramento

O desenvolvimento humano inclui vários domínios, sendo a linguagem umas das competências basilares do desenvolvimento. A linguagem desenvolve-se na relação com as restantes áreas: motora, sensorial, cognitiva, relacional e social.

A identificação de dificuldades relacionadas com a linguagem é uma realidade crescente, sendo, por isso, essencial que quem está próximo da criança tem um papel fundamental nesta identificação e na promoção de competências que visem um desenvolvimento adequado.

As práticas baseadas em evidência reconhecem desde há vários anos a necessidade de se intervir precocemente como forma de impedir ou minimizar a presença de perturbações de maior severidade.

Com efeito, em Portugal e no resto do mundo, têm sido criadas políticas de intervenção precoce, com o objetivo de dar resposta às necessidades de crianças com diversos problemas de desenvolvimento.

As alterações no desenvolvimento da linguagem e fala em contexto de idade pré-escolar podem ter implicações nas restantes áreas de desenvolvimento, pelo que importa identificá-las precocemente, encaminhar e atuar.

É fundamental que todas as pessoas diretamente envolvidas no desenvolvimento da criança conheçam as fases e marcos de aquisição de desenvolvimento linguístico. Conhecer permite não apenas identificar potenciais dificuldades, mas acima de tudo preveni-las. A prevenção é fundamental para minimizar dificuldades já existentes, mas também para evitar o desenvolvimento de dificuldades futuras, designadamente relacionadas com a aprendizagem da leitura e da escrita.

É também extremamente relevante a capacitação dos educadores, técnicos e pais no sentido de desenvolverem competências e ferramentas que lhes permitam colmatar, de forma eficiente, as dificuldades de linguagem oral apresentadas pelas crianças com quem trabalham diariamente.

Destinatários

Profissionais de Saúde; Profissionais da Educação; Estudantes finalistas do curso de licenciatura em Terapia da Fala; Encarregados de Educação.

Curso

No final da formação, os participantes deverão:

  • Conhecer os marcos de desenvolvimento em idade pré-escolar, designadamente ao nível do:
    • processamento sensorial,
    • desenvolvimento linguístico e sua relação com as competências de pré-literacia,
    • desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional;
  • Conhecer o desenvolvimento da criança nos aspetos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita:
    • desenvolvimento e processamento sensorial,
    • desenvolvimento linguístico e sua relação com as competências de pré-literacia,
    • desenvolvimento emocional e seu impacto nas perturbações do neurodesenvolvimento;
  • Interpretar resultados obtidos a partir da comparação do desempenho das crianças com os comportamentos esperados para os seus pares:
    • despistar possíveis alterações através da aplicação de instrumentos de rastreio,
    • analisar as produções (orais e escritas) das crianças em idade pré-escolar e compará-las com os marcos de desenvolvimento;
  • Conhecer as principais perturbações de desenvolvimento da linguagem que ocorrem nesta faixa etária;
  • Identificar sinais de risco para o desenvolvimento de perturbações de comunicação, linguagem e fala;
  • Praticar a elaboração de planos de ação centrados nas necessidades das crianças;
  • Articular com os diferentes profissionais que intervêm nesta faixa etária;
  • Discutir planos de ações para o desenvolvimento de competências de pré-literacia/pré-alfabetização;
  • Selecionar estratégias de ação adequadas às características das crianças;
  • Criar materiais para uso em diferentes contextos de ação;
  • Avaliar os resultados dos planos de ação.
  • Desenvolvimento da linguagem no contexto do desenvolvimento global:
    • Comunicação, linguagem e fala,
    • Linguagem e as suas componentes,
    • O continuum da linguagem e suas implicações para a aprendizagem da leitura e da escrita,
    • Identificação e encaminhamentos;
  • Prevenção e intervenção precoce em linguagem:
    • Como identificar potenciais alterações,
    • Áreas de intervenção,
    • Relação entre desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita;
  • Impacto das perturbações de comunicação, linguagem e fala na aprendizagem da leitura e da escrita;
  • Multimodalidade ao serviço da intervenção;
  • Metodologias e programas de estimulação da linguagem;
  • Literacia emergente em diferentes perfis de desenvolvimento;
  • Desenvolvimento de pré-competências de leitura e de escrita;
  • Evidência científica sobre treino de competências prévias para a leitura e escrita;
  • Identificação e prevenção de dificuldades de literacia;
  • Importância do trabalho multidisciplinar.

Comissão Coordenadora:

  • Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala;
  • Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala, Professor Adjunto.

Formadores:

  • Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala;
  • Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala, Professor Adjunto;
  • João Canossa Dias, Mestre em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala, Licenciado em Terapia da Fala;
  • Sofia Garcia da Silva, Licenciada em Ensino Básico – 1º ciclo com especialização em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, Licenciada em Psicologia da Educação, Mestre em Neuropsicologia, Doutoranda em Educação – Formação de Professores e Supervisão;
  • Dora Batalim Sottomayor, Mestre em livros e literatura Infantil, Mestre em educação, Licenciada em Literatura.
  • 18 de junho: 17h00 – 21h00
  • 20 de junho: 18h00 – 22h00
  • 21 de junho: 08h30 – 12h30
  • 27 de junho: 16h00 – 20h00
  • 28 de junho: 09h00 – 13h00
  • 3 de julho: 18h00 – 22h00
  • 10 de julho: 18h00 – 22h00

Metodologias de ensino e aprendizagem:

  • Metodologia expositiva, colaborativa, demonstrativa. Discussão em pequeno e grande grupo para discussão de casos clínicos. Ensino online.

Avaliação:

  • Realização de portefólio com os materiais de intervenção desenvolvidos no âmbito da formação.

Curso financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.


Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€ a realizar no ato da inscrição
Propina*: 400€

*Condições especiais:

A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:

  • Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
  • Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
  • Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso até 09-06-2025;
  • Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
  • Aproveitamento no curso através de avaliação.

** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).


Condições de desistência:

  • A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.

A inscrição será realizada por ordem de submissão, com base na apreciação dos pré-requisitos específicos e de acordo com o número de vagas.

Certificado de formação:

  • Para os participantes que obtenham aproveitamento e frequentem 100% das horas do curso.
palavra INFO em ecrã de telemóvel
informação

Para concluir com sucesso a sua inscrição, siga os seguintes passos:
Portal de candidaturas > Registar > Receção de email > Clicar no link (email) > Dados de autenticação > Nova candidatura > Candidatura a um curso > PRR – Candidatura curso breve/curto

MANUAL DE CANDIDATURA ONLINE

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Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (400€)

Desenho de lâmpada em post-it

Informações

Duração
28h
Início da formação
18 de junho a 10 de julho
Data de inscrição / Matrícula
até 9 de junho de 2025
Preço

400€

Número de créditos a atribuir

4 ECTS

Vagas

Número máximo de estudantes: 20
(*A inscrição será realizada por ordem de submissão.)

Contactos, local e horário

Secretariado do curso: Anabela Gonçalves

Tel: +351 214 607 567

anabela.sgoncalves@scml.pt

Local e horário

Online

Organização

SCML / ESSA

Co-promotores

ESEL
ESS CVP Lisboa
Egas Moniz
AHED

Plano de Recuperação e Resiliência

PRR - 2021/2026 | Atribuição de bolsas de incentivo de 100% | Impulso Adultos

Plano de Recuperação e Resiliência
República Portuguesa
Financiado pela União Europeia