
Navegação na página
Enquadramento
O desenvolvimento humano inclui vários domínios, sendo a linguagem umas das competências basilares do desenvolvimento. A linguagem desenvolve-se na relação com as restantes áreas: motora, sensorial, cognitiva, relacional e social.
A identificação de dificuldades relacionadas com a linguagem é uma realidade crescente, sendo, por isso, essencial que quem está próximo da criança tem um papel fundamental nesta identificação e na promoção de competências que visem um desenvolvimento adequado.
As práticas baseadas em evidência reconhecem desde há vários anos a necessidade de se intervir precocemente como forma de impedir ou minimizar a presença de perturbações de maior severidade.
Com efeito, em Portugal e no resto do mundo, têm sido criadas políticas de intervenção precoce, com o objetivo de dar resposta às necessidades de crianças com diversos problemas de desenvolvimento.
As alterações no desenvolvimento da linguagem e fala em contexto de idade pré-escolar podem ter implicações nas restantes áreas de desenvolvimento, pelo que importa identificá-las precocemente, encaminhar e atuar.
É fundamental que todas as pessoas diretamente envolvidas no desenvolvimento da criança conheçam as fases e marcos de aquisição de desenvolvimento linguístico. Conhecer permite não apenas identificar potenciais dificuldades, mas acima de tudo preveni-las. A prevenção é fundamental para minimizar dificuldades já existentes, mas também para evitar o desenvolvimento de dificuldades futuras, designadamente relacionadas com a aprendizagem da leitura e da escrita.
É também extremamente relevante a capacitação dos educadores, técnicos e pais no sentido de desenvolverem competências e ferramentas que lhes permitam colmatar, de forma eficiente, as dificuldades de linguagem oral apresentadas pelas crianças com quem trabalham diariamente.
Destinatários
Curso
No final da formação, os participantes deverão:
- Conhecer os marcos de desenvolvimento em idade pré-escolar, designadamente ao nível do:
- processamento sensorial,
- desenvolvimento linguístico e sua relação com as competências de pré-literacia,
- desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional;
- Conhecer o desenvolvimento da criança nos aspetos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita:
- desenvolvimento e processamento sensorial,
- desenvolvimento linguístico e sua relação com as competências de pré-literacia,
- desenvolvimento emocional e seu impacto nas perturbações do neurodesenvolvimento;
- Interpretar resultados obtidos a partir da comparação do desempenho das crianças com os comportamentos esperados para os seus pares:
- despistar possíveis alterações através da aplicação de instrumentos de rastreio,
- analisar as produções (orais e escritas) das crianças em idade pré-escolar e compará-las com os marcos de desenvolvimento;
- Conhecer as principais perturbações de desenvolvimento da linguagem que ocorrem nesta faixa etária;
- Identificar sinais de risco para o desenvolvimento de perturbações de comunicação, linguagem e fala;
- Praticar a elaboração de planos de ação centrados nas necessidades das crianças;
- Articular com os diferentes profissionais que intervêm nesta faixa etária;
- Discutir planos de ações para o desenvolvimento de competências de pré-literacia/pré-alfabetização;
- Selecionar estratégias de ação adequadas às características das crianças;
- Criar materiais para uso em diferentes contextos de ação;
- Avaliar os resultados dos planos de ação.
- Desenvolvimento da linguagem no contexto do desenvolvimento global:
- Comunicação, linguagem e fala,
- Linguagem e as suas componentes,
- O continuum da linguagem e suas implicações para a aprendizagem da leitura e da escrita,
- Identificação e encaminhamentos;
- Prevenção e intervenção precoce em linguagem:
- Como identificar potenciais alterações,
- Áreas de intervenção,
- Relação entre desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita;
- Impacto das perturbações de comunicação, linguagem e fala na aprendizagem da leitura e da escrita;
- Multimodalidade ao serviço da intervenção;
- Metodologias e programas de estimulação da linguagem;
- Literacia emergente em diferentes perfis de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de pré-competências de leitura e de escrita;
- Evidência científica sobre treino de competências prévias para a leitura e escrita;
- Identificação e prevenção de dificuldades de literacia;
- Importância do trabalho multidisciplinar.
Comissão Coordenadora:
- Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala;
- Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala, Professor Adjunto.
Formadores:
- Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala;
- Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala, Professor Adjunto;
- João Canossa Dias, Mestre em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala, Licenciado em Terapia da Fala;
- Sofia Garcia da Silva, Licenciada em Ensino Básico – 1º ciclo com especialização em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, Licenciada em Psicologia da Educação, Mestre em Neuropsicologia, Doutoranda em Educação – Formação de Professores e Supervisão;
- Dora Batalim Sottomayor, Mestre em livros e literatura Infantil, Mestre em educação, Licenciada em Literatura.
- 18 de junho: 17h00 – 21h00
- 20 de junho: 18h00 – 22h00
- 21 de junho: 08h30 – 12h30
- 27 de junho: 16h00 – 20h00
- 28 de junho: 09h00 – 13h00
- 3 de julho: 18h00 – 22h00
- 10 de julho: 18h00 – 22h00
Metodologias de ensino e aprendizagem:
- Metodologia expositiva, colaborativa, demonstrativa. Discussão em pequeno e grande grupo para discussão de casos clínicos. Ensino online.
Avaliação:
- Realização de portefólio com os materiais de intervenção desenvolvidos no âmbito da formação.
Curso financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€ a realizar no ato da inscrição
Propina*: 400€
*Condições especiais:
A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
- Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
- Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
- Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso até 09-06-2025;
- Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
- Aproveitamento no curso através de avaliação.
** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).
Condições de desistência:
- A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.
A inscrição será realizada por ordem de submissão, com base na apreciação dos pré-requisitos específicos e de acordo com o número de vagas.
Certificado de formação:
- Para os participantes que obtenham aproveitamento e frequentem 100% das horas do curso.

Para concluir com sucesso a sua inscrição, siga os seguintes passos:
Portal de candidaturas > Registar > Receção de email > Clicar no link (email) > Dados de autenticação > Nova candidatura > Candidatura a um curso > PRR – Candidatura curso breve/curto
Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (400€)

Informações
400€
4 ECTS
Número máximo de estudantes: 20
(*A inscrição será realizada por ordem de submissão.)
Contactos, local e horário
Local e horário
Online
Organização
