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Minor em Acute Care

O Minor em Acute Care, sob a forma de unidade curricular, tem como objetivos oferecer formação académica a alunos da própria instituição…

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O Minor em Acute Care, sob a forma de unidade curricular, tem como objetivos oferecer formação académica a alunos da própria instituição em formato opcional, a alunos ERASMUS + e a candidatos a alunos externos (nacionais e internacionais), na área dos cuidados agudos.

Esta unidade curricular foi concebida em duas partes (I – 10 ECTS e II – 10 ECTS) complementares, que podem ser frequentadas de forma separada, ou conjunta, em função da opção do estudante.

Destinatários

  • Candidatos em Mobilidade Erasmus+;
  • Candidatos inscritos em outras instituições nacionais ou estrangeiras (sem ser por mobilidade ERASMUS+) e candidatos já formados que possuam o título profissional de fisioterapeuta;
  • Candidatos inscritos no 4º ano do curso de licenciatura em Fisioterapia da ESSAlcoitão – Só poderão inscrever-se a 10 ECTS (MINOR I ou II).

Condições de Acesso

balão com informação
2024-2025 Candidaturas

Até 30 de dezembro. Posteriormente a esta data e havendo vagas sobrantes, poderão ser aceites candidaturas desde que cumpram os pré-requisitos. As vagas serão atribuídas por ordem de chegada.

Duração

15 semanas

ECTS
  • MINOR I (10 ECTS);
  • MINOR I (10 ECTS);
  • MINOR I e II (20 ECTS).
Datas
  • MINOR I: março a abril
  • MINOR II: maio a  junho
Vagas
  • Min. 5 e máx. 15. As vagas serão atribuídas por ordem de inscrição;
  • O MINOR só se realizará com o mínimo de 5 alunos.

Responsável

  • Necessário ter uma inscrição válida no curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSAlcoitão ou noutra instituição de ensino superior nacional ou internacional;
  • Possuir curso de Licenciatura em Fisioterapia ou equivalente legal ou cédula profissional.
  • António Alves Lopes, Mestre em Ciências da Fisioterapia, Professor Adjunto na ESSAlcoitão, Portugal;
  • Anne Griet Brader, Mestre pela HANZE UNIVERSITY - Holanda;
  • Hans van de Leur, Doutoramento em "Respiratory Care" pela HANZE UNIVERSITY - Holanda;
  • Vitor Hugo Azevedo, Licenciado em Fisioterapia, Professor Adjunto Convidado na ESSAlcoitão, Portugal.

Minor I

  1. Demonstrar o processo da fisioterapia num contexto de cuidados agudos com diferentes condições clínicas e idades, de forma independente;
  2. Comunicar e discutir, de uma forma independente, estratégias para garantir a participação do paciente e da família no plano de cuidados durante todas as fases do processo de fisioterapia, dentro de uma abordagem centrada no cliente;
  3. Comunicar de forma independente, de acordo com orientações práticas, os resultados de intervenções fisioterapêuticas com colegas, médicos e equipes multidisciplinares;
  4. Documentar, de forma independente, o processo de fisioterapia com base nas diretrizes da WCPT para o prontuário do paciente;
  5. Refletir, de forma independente, sobre as competências profissionais requeridas na prática clínica dentro do quadro profissional, questões éticas e trabalho multidisciplinar.

Contexto de intervenção:

  • Unidade de cuidados agudos;
  • Equipa multidisciplinar;
  • Modelos de prática.

Prática Informada por Evidência para apoiar a tomada de decisão clínica e ética em ambientes de cuidados agudos:

  • Princípios da Prática Informada por Evidência;
  • Ciclo de Implementação de Evidência;
  • Avaliação da Evidência;
  • Evidência na prática.

Intervenção em condições específicas:

  • Neuromusculares;
  • Cardiorrespiratórias;
  • Músculo-esqueléticas.

Intervenção em condições específicas:

  • Tegumentárias (queimados);
  • Multisistemicas;
  • Pós-cirúrgicas.

Implementação do Processo de Fisioterapia em Cuidados Agudos:

  • Exame e Avaliação;
  • Diagnóstico / lista de problemas;
  • Objetivos;
  • Plano de Intervenção.

Para que o aluno obtenha aproveitamento, deverá realizar um Portfólio (100%) contendo:

  • Actividade 1 – Realização de 6 atividades de consolidação propostas pelos docentes. (75% da nota final);
  • Actividade 2 – Relatório de Atividade Clínica (25% da nota final).

Informação sobre exames – Consultar a ficha de unidade curricular

Minor II

  1. Ser capaz de demonstrar o processo da fisioterapia num contexto de cuidados agudos com diferentes condições clínicas e idades, de forma independente, usando um estudo de caso real.
  2. Comunicar e discutir, de uma forma independente, estratégias para garantir a participação do paciente e da família no plano de cuidados durante todas as fases do processo de fisioterapia, dentro de uma abordagem centrada no cliente;
  3. Comunicar de forma independente, de acordo com orientações práticas, os resultados de intervenções fisioterapêuticas com colegas, médicos e equipes multidisciplinares;
  4. Documentar, de forma independente, o processo de fisioterapia com base nas diretrizes da WCPT para o prontuário do paciente;
  5. Refletir, de forma independente, sobre as competências profissionais requeridas na prática clínica dentro do quadro profissional, questões éticas e trabalho multidisciplinar.

Condições emergentes (Pandemias, Migrações, Mudanças Climáticas)

Tecnologia de suporte ao contexto de cuidados agudos:

  • Tomada de decisão;
  • Intervenção.

Intervenção ao longo do ciclo de vida:

  • Pediatria (incluindo contexto neonatal);
  • Adultos;
  • Idosos (incluindo fim de vida).

Saúde e bem-estar – intervenções inclusivas para promover atividades e participação:

  • Avaliação da atividade, funcionalidade e qualidade de vida;
  • Mobilidade e promoção de atividades;
  • Efeitos multissistémicos da imobilidade;
  • Planeamento e suporte da mobilidade e atividade nos cuidados agudos;
  • Promoção da participação e inclusão familiar.

Implementação do Processo de Fisioterapia em Cuidados Agudos:

  • Exame e Avaliação;
  • Diagnóstico / lista de problemas;
  • Objetivos;
  • Plano de Intervenção;
  • Estrutura e Design de estudo de caso.

Para que o aluno obtenha aproveitamento nesta UC, deve realizar um Portfólio (100%) contendo:

  • Realização de 5 atividades de consolidação propostas pelos docentes. (75% da nota final)
  • Relatório de Atividade Clínica com apresentação (25% da nota final)

Informação sobre exames – Consultar a ficha de unidade curricular

Contactos

Secretariado do Curso: Fernanda Coelho

fernanda.coelho@essa.scml.pt

Professor