
No passado dia 11 de abril, os estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Fisioterapia participaram numa avaliação inovadora no formato Escape Room, no âmbito da unidade curricular de Comunicação e Ensino.
A iniciativa integra a estratégia da ESSAlcoitão de promoção da Inovação e Modernização Pedagógica, reforçada pelo envolvimento do Departamento de Fisioterapia no consórcio PEDAGOGIA XXI, que visa transformar as instituições de ensino superior em centros de excelência pedagógica. O projeto Pedagogia XXI insere-se no programa de Investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior, visando a criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica.
Durante duas horas, 10 grupos de estudantes trabalharam em simultâneo em 10 salas, acompanhados por dinamizadores previamente preparados. A missão consistiu na resolução de desafios e enigmas baseados na entrevista clínica em Fisioterapia, com a participação de “utentes” representados com elevado realismo por alunos do 4.º ano, proporcionando um ambiente de simulação clínica autêntico, relacional e emocionalmente envolvente.
No final da atividade, cada grupo participou numa sessão de debriefing, dinamizada pelas docentes responsáveis, Prof.ª Ana Vieira e Prof.ª Susana Lopes, em conjunto com os colegas envolvidos, promovendo a reflexão, identificação de aprendizagens e definição de estratégias de melhoria.
O balanço da iniciativa foi extremamente positivo, demonstrando que a avaliação pode ser também uma poderosa ferramenta de aprendizagem real, reflexiva e colaborativa.
A ESSAlcoitão agradece o empenho e dedicação dos estudantes do 4.º ano que contribuíram para o sucesso desta atividade: Ana Catarina Dias, Ana Catarina Silva, Filipa Valentim, Gonçalo Candeias Rodrigues, Inês Costa, Laura Santos, Leonor Capelinha, Leonor Guiomar, Patrícia Frade e Sara Mateus.
Com iniciativas como esta, a ESSAlcoitão reforça o seu compromisso com uma formação mais humana, prática e transformadora.