fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Relatório de Atividades - Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Edifício ESSA

“Relatório de atividades de 2020”

PRÓLOGO

O ano de 2020 foi sui generis; a COVID-19 condicionou de forma radical o quotidiano dos portugueses. Também na ESSALCOITÃO. Tomo a liberdade de transcrever nestas palavras iniciais a mensagem de Natal que então enviei, pois considero que traduz uma avaliação justa do ano agora objecto deste ao Relatório de Actividades:

“Caras Alunas, Caros Alunos, Senhoras e Senhores Professores, Estimadas e Estimados Colaboradores

Ao terminar o ano, um ano particularmente desafiante em que todas e todos conseguiram ultrapassar a ansiedade da incerteza, os constrangimentos com uma nova organização, as dificuldades com a resoluto vontade de manter a ESSALCOITÃO com a maior qualidade possível de ensino, agradeço o Vosso empenho, esforço e dedicação. Conseguiram. O meu Muito Obrigado.
Vamos ter de enfrentar um ano de 2021 também diferente, igualmente trabalhoso, seguramente árduo, mas que irá decorrer num novo ambiente em que a resiliência, de par com o apaziguar das inquietações, permitirá retomar a serenidade, na progressiva reorganização e estabilização de todas as actividades da Escola, na materialização dos seus projectos e ambições. Com todas e todos, a ESSALCOITÃO será, no novo ano, melhor, mais coesa, ainda mais ambiciosa, uma Escola de sucesso.
Desejo, em meu nome e do Conselho de Gestão, a todas e a todos, umas Excelentes Festas de Natal e um Novo Ano em que, na justiça social e no respeito dos direitos de cidadania, se cumpram os sonhos e se concretizem as ambições e as vontades de cada um de Vós.
Felicidades ! “

O presente Relatório, inicia-se com a apresentação dos Projetos de Investigação e Desenvolvimento (l&D).

O projeto científico da ESSAlcoitão tem sido centrado na investigação aplicada, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a aplicação de métodos e modelos de intervenção inovadores nas áreas científicas e profissionais com qualidade reconhecida nos planos nacional e internacional.

Na Tabela 1 apresentam-se os projetos de l&D nos domínios de intervenção da SCML que decorreram em 2020.

Damos assim um merecido realce a uma das três missões de uma Instituição de Ensino Superior, tão relevante quanto o ensino e as intervenções da comunidade.

Se bem que institucionalmente não integre nenhum centro de investigação, a Escola, com o seu reduzido quadro de docentes, cumprindo os seus objectivos, manteve nas condições difíceis de 2020, uma actividade que o leitor poderá avaliar.

O detalhe do Relatório de Atividades evidencia um estabelecimento de Ensino Superior que, malgrado as circunstâncias particularmente adversas de 2020, desenvolveu a sua ação com a intensidade e a qualidade necessárias para dignificar o Ensino Superior no domínio da Reabilitação.

Ao leitor de aquilatar da qualidade e da intensidade do trabalho desenvolvido neste ano académico.

O Diretor

Professor Doutor Jorge Torgal

Voltar