
CALENDÁRIO DE CANDIDATURA – BOLSAS DE ESTUDO SCML – 1º ANO ANO LETIVO 2023/2024 |
|
Fase única* |
19 a 25 de setembro de 2023 |
Numa aposta na Educação, a Santa Casa disponibiliza anualmente bolsas de estudo à Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) para os cursos do primeiro ciclo de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala.
A atribuição destas Bolsas é uma iniciativa da Administração da Santa Casa que investe no acesso da Educação a um maior número de jovens, contribuindo também para reduzir o número de jovens que abandonam a sua formação por incapacidade financeira das famílias.
As Bolsas de Estudo da SCML – ESSAlcoitão comportam 100% de financiamento das propinas de frequência.
Anualmente, através dos canais institucionais, a ESSAlcoitão disponibiliza informação oficial sobre os prazos de candidatura, procedimentos, regulamentos e todos os outros aspetos e normas que regulam a atribuição das Bolsas.
Distribuição das 18 Bolsas de Estudo para 2022/2023:
- Contingente Especial: 1 bolsa reservada para estudantes provenientes da Região Autónoma da Madeira, ao abrigo do Protocolo estabelecido com o Governo daquela Região Autónoma, que cumpram os requisitos previstos no artigo 5.º do Regulamento;
- Contingente Geral: no qual serão seriados os restantes candidatos, independentemente da sua proveniência geográfica. As bolsas sobrantes do contingente especial reverterão para o contingente geral.
Poderá solicitar mais informações através do email: academicos.essa@essa.scml.pt
Requisitos de candidatura:
Podem candidatar-se à atribuição de uma bolsa de estudo os estudantes que:
- Tenham efetuado a matrícula e inscrição no primeiro ano de um dos cursos de primeiro ciclo da ESSAlcoitão; e
- Se encontrem inscritos a todas as unidades curriculares do primeiro ano do curso no qual se encontram matriculados; e
- Não tenham qualquer matrícula anterior numa instituição de ensino superior; e
- Estejam integrados em agregado familiar cujo rendimento per capita seja igual ou inferior a €15.000,00 (quinze mil euros).
Não podem candidatar-se à atribuição de uma bolsa de estudo os estudantes que tenham ingressado no ensino superior através do concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais.
As candidaturas decorrem nos prazos estabelecidos anualmente pela ESSAlcoitão e são instruídas com os seguintes documentos:
- Digitalização do documento comprovativo de matrícula e inscrição num dos cursos da ESSAlcoitão;
- Carta dirigida ao conselho de gestão e vídeo (com duração entre 3 e 5 minutos), nos quais o estudante apresenta os motivos pelos quais deve ser selecionado para a atribuição da bolsa de estudo. O vídeo não pode ser enviado em formato de acesso restrito, sob pena de invalidar toda a candidatura;
- Comprovativo dos rendimentos do agregado familiar – digitalização da(s) declaração(ões) de IRS e respetiva(s) nota(s) de liquidação do ano anterior.
- Autorização dos pais ou tutores, no caso dos estudantes menores de idade.