fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Fisioterapia Neurofuncional na Paralisia Cerebral

Objetivos

No final desta formação pretende-se que o formando seja capaz de:

  • Discutir criticamente e reconhecer clinicamente o desenvolvimento humano típico e atípico ao longo de todo o ciclo de vida.
  • Ter conhecimento avançado da epidemiologia, etiologia, fisiopatologia, desenvolvimento e prognóstico da paralisia cerebral (PC).
  • Avaliar criticamente técnicas de avaliação e de intervenção usadas em Fisioterapia Neurofuncional na PC.
  • Avaliar o papel do fisioterapeuta em ambientes agudos, comunitários e voluntários, dentro da equipe multidisciplinar, nos cuidados de crianças com PC.

Formadores

Maria Elisabete Martins, Doutorada em Motricidade Humana – Professora Adjunta.

Ana Cadete, Licenciatura em Medicina, Especialista em Medicina Física e Reabilitação – Professora Adjunta Convidada.

Ana Catarina Moreira, Licenciatura em Dietética, Mestre em Nutrição Clínica, Doutorada em Ciências e Tecnologias da Saúde – Professora Adjunta Convidada.

Ana Rita Saramago, Licenciado em Fisioterapia, Mestre em Intervenção Sócio Organizacional em Saúde – Professora Adjunta Convidada.

Alexandra Salgueiro, Licenciada em Fisioterapia – Professora Assistente Convidada.

Andreia Sara Silva Rocha, Licenciado em Fisioterapia, Mestre em Gestão e Economia dos Serviços de Saúde – Professora Adjunta Convidada.

Carla Gabriel, Licenciado em Fisioterapia, Mestre em Fisioterapia – Ramo de especialização em Saúde da Mulher – Professora Adjunta Convidada.

Fábio Augusto Silva Vila Nova, Licenciatura em Educação Física, Mestre em Ciências da Saúde Doutorado em Motricidade Humana na especialidade em Comportamento Motor – Professor Adjunto Convidado.

Isabel Maria Brás Dias Ferreira, Título de Especialista em Terapia Ocupacional, Doutorada em Psicologia Social –  Professora Adjunta.

Luísa Fernanda Marques Taveira Soares, Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem – Professora Adjunta.

Maria Margarida Costa Ribeiro Gomes, Licenciatura em Serviço Social, Mestrado em Sexologia – Professora Adjunta Convidada.

Maria Teresa Alvarez, Licenciado em Fisioterapia, Mestrado em Reabilitação Neurológica – Professora Adjunta Convidada.

Maria Teresa Vivas Marques Elpídio Folha, Licenciada em Enfermagem, Mestre em Saúde Pública Especialização em Promoção e Proteção da Saúde – Professora Adjunta Convidada

Miriam de Brito e Melo Azevedo, Licenciada em Engenharia Biotecnológica – Professora Assistente Convidada

Conteúdos Programáticos

Esta formação consiste num dos módulos da 1ª edição da Pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional e tem os seguintes conteúdos programáticos:

  • Avaliação e Triagem do Desenvolvimento Motor típico versus Atípico – Sinais de Alerta
  • Como avaliar os skills motores de bebés de risco? Instrumentos de Avaliação (AIMS, TIMS, PDMS II Scale; Bayley III)
  • Aplicação da Alberta Infant Motor Scale (AIMS):
    • Definição do Perfil de Desenvolvimento
    • Identificação sinais de alerta vs Necessidade de intervenção do FT /referenciação para outros profissionais
  • Paralisia Cerebral do ponto de vista médico:
    • Definição; Prevalência; Patofisiologia (Timing lesão/etiologia/severidade).
    • Algoritmo e sinais de alerta para um diagnóstico médico precoce ou risco de PC.
    • Exames complementares de diagnóstico.
    • Idade do diagnóstico médico.
    • O Diagnóstico Médico: como e quando transmitir aos pais?
    • O impacto dos problemas associados e comorbilidades.
  • Paralisia Cerebral do ponto de vista do fisioterapeuta:
    • Classificação e caraterização dos tipos e subtipos de PC.
    • Diagnóstico Diferencial: utilização de sistemas de classificação para a definição do perfil funcional da criança e jovem com PC e respetiva triagem/referenciação para outros profissionais de saúde.
    • Diagnóstico em Fisioterapia: instrumentos de avaliação da função motora global (GMFM); mobilidade funcional (FMS); Equilíbrio (EEP).
    • Prognóstico Funcional na PC – curvas preditoras da função motora.
  • A alimentação e a nutrição na criança/jovem com Paralisia Cerebral:
    • Principais problemas nutricionais:
    • baixo peso/excesso de peso
    • refluxo gastresofágico
    • disfagia
    • distúrbios gastrointestinais
    • Relação entre o nível de severidade vs competências alimentares/status nutricional
    • Importância da Alimentação na qualidade de vida da criança e jovem com PC e respetivos Pais/Cuidadores
    • Marcadores antropométricos de desnutrição -Gastrostomia Percutânea endoscópica (PEG): como, quando e porquê (vantagens)?
  • Alimentação/Comunicação:
    • Sinais de alerta: avaliação e referenciação.
    • Estratégias para a alimentação
    • Tipos de Meios Aumentativos de comunicação na PC
    • Alterações sensoriais na PC – Sinais de alerta: avaliação e referenciação.
  • Paralisia Cerebral: Alterações cardiorrespiratórias.
    • Problemas cardiorrespiratórios versus nível de severidade
    • Impacto na qualidade de vida à causa de hospitalizações
    • morte prematura no jovem/adulto com PC
  • Alterações Neuro-Músculo-esqueléticas na Paralisia Cerebral versus tónus muscular:
    • Tratamento cirúrgico – Fisioterapia: Quanto, quando, como e para quem?
    • Tratamento farmacológico (Toxina Botulínica): Fisioterapia pós-aplicação da BTX-A: quando, como e porquê
  • Equipa Multidisciplinar:
    • O Papel da família/cuidadores
    • Sexualidade em adultos com paralisia cerebral: Fatores de influência
  • A dor crónica na Paralisia Cerebral.
    • Partilha na 1ª Pessoa: Viver a dor crónica.
    • Cuidados Paliativos na Paralisia Cerebral.
  • Intervenção do Fisioterapeuta:
    • Estado da Arte: diferentes abordagens terapêuticas.
    • Princípios gerais e modelos.
    • Diferentes Contextos: Clínico, Domiciliário e Educativo.
    • Tónus e Controlo Postural na Paralisia Cerebral: Técnicas de Facilitação e de Estimulação.
    • Manuseamento da criança com Paralisia Cerebral.
    • Produtos de Apoio: posicionamento, estabilização e mobilidade.
  • Tecnologias de Apoio da criança jovem com PC:
    • Comunicação.
    • Aprendizagem.
    • Integração escolar.
    • Atividade lúdica/brincar.
    • interação com o meio/Participação.
    • As minhas palavras Favoritas – F Words.
  • Exercício/Atividade física e a recreação na criança/jovem com PC na promoção da atividade e da participação.
  • Caso clínico 1 – Avaliação e Intervenção
  • Caso clínico 2 – Avaliação e Intervenção
  • Alterações Neuro-Músculo-esqueléticas na Paralisia Cerebral versus tónus muscular:
    • Tratamento cirúrgico – Fisioterapia: Quanto, quando, como e para quem?
    • Tratamento farmacológico (Toxina Botulínica): Fisioterapia pós-aplicação da BTX-A: quando, como e porquê?

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias de ensino: Aulas expositivas e Aulas práticas com casos reais.

Metodologias de avaliaçãoA avaliação é constituída por duas componentes:

  • Análise de um caso clínico em grupo – 60%
  • Reflexão individual sobre o módulo – 40%

Calendarização

Esta formação tem duas partes:

  • Parte 1 – 13, 14 e 15 de outubro de 2022
  • Parte 2 – 10, 11 e 12 de novembro de 2022

As aulas decorrem no seguinte horário:

  • quinta-feira das 17h-21h; sexta-feira e sábado das 9h-18h

Preços e condições especiais

480,00€


Condições especiais:

  • Desconto 20% – Funcionários SCML e antigos alunos da Licenciatura, do Mestrado e Pós-graduações da ESSAlcoitão (não é acumulável com o desconto de 10%).
  • Desconto 10% – Educadores Clínicos da ESSAlcoitão e Funcionários ou associados de entidades protocoladas com a ESSAlcoitão (não é acumulável com o desconto de 20%).
  • Desconto 2,5% – pagamento total da propina (acumulável com o desconto de 20% ou com o desconto de 10%).

Possibilidade de fracionamento do pagamento em 2 prestações:

  • 1ª prestação – 50% – Quando recebe a informação da aceitação no curso
  • 2ª prestação – 50% – Até 48 horas antes do início da formação

A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação.

No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.

Outras informações

Certificado

 A frequência da formação garante:

  • Um certificado de presença passado pela ESSAlcoitão, desde que frequentem pelo menos, 80% da formação (uma vez que se trata de formação presencial).
  • Um certificado de presença e de avaliação com aproveitamento, passado pela ESSAlcoitão, para o aluno que se propuser a uma avaliação, obtendo uma classificação igual ou superior a 10 valores.

Contacto:

 

Condições

Formação Contínua

 

Destinatários

Fisioterapeutas (é exigida a apresentação de cédula profissional ou documento comprovativo)

Carga horária

40 Horas – 8 ECTS

Número de vagas

Máximo – 20 vagas (A seleção dos candidatos será feita com base na apreciação dos elementos apresentados, tendo em conta o número de vagas e por ordem de inscrição)

Inscrição

até dia 06 de outubro de 2022

Datas

Esta formação tem duas partes:
• Parte 1 – 13, 14 e 15 de outubro de 2022
• Parte 2 – 10, 11 e 12 de novembro de 2022

As aulas decorrem no seguinte horário:
• quinta-feira das 17h-21h; sexta-feira e sábado das 9h-18h

Local

ESSAlcoitão (Rua Conde Barão, Alcoitão)

 

 

Voltar