fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo de crianças em idade escolar no 1º ciclo – sinais de alerta e prevenção de distúrbios

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (250 Eur)

Prazo de inscrição prorrogado até 26 de outubro – últimas vagas!



Objetivos

  • Compreender o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
  • Compreender os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
  • Compreender o tipo de perturbações motoras, sensoriais, linguísticas e de literacia relacionadas com as dificuldades de aprendizagem
  • Compreender quais as estratégias a adoptar em casa e na escola
  • Compreender quando procurar ajuda de um profissional de saúde especializado
  • Compreender a importância de uma intervenção atempada e adequada às necessidades da criança

Competências a adquirir

  • Conhecimento sobre o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
  • Conhecimento para identificar os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
  • Conhecimento para referenciar e/ou intervir em casos de desvios do desenvolvimento da criança – intervenção atempada.
  • Conhecimento sobre o tipo de abordagens terapêuticas utilizadas em casos de perturbações do desenvolvimento
  • Conhecimento sobre as estratégias a adoptar em casa e na escola
  • Conhecimento sobre as vantagens/desvantagens de uma intervenção atempada

Conteúdo Programático

  • Más posturas na criança em idade escolar (1º ciclo)
  • Alterações posturais – quando procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
  • Educação postural em casa e na escola- importância da postura nas diferentes atividades do dia-a-dia da criança
  • Más posturas na criança em idade escolar: como reeducar?
  • Promoção da saúde: Hábitos posturais e estratégias de ensino da Higiene postural, em crianças na idade escolar
  • O desenvolvimento sensório-motor e os alicerces para as aprendizagens. Sinais de alerta no desenvolvimento e a relação com as dificuldades de aprendizagem. Estratégias de promoção do desenvolvimento
  • Metodologias de intervenção, dirigidas à pessoa, ao ambiente e/ou à ocupação
  • Aspetos relevantes do desenvolvimento da linguagem e literacia em crianças de idade escolar
  • Etapas do Desenvolvimento da comunicação e linguagem oral e escrita, dos 6 -12 anos de idade
  • Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem – Factores de influência e períodos críticos
  • Sinais de alerta no desenvolvimento das competências linguística e de literacia: Forma, conteúdo e uso
  • A construção linguística: caracterização das principais alterações no processo de aquisição da linguagem e da aprendizagem (leitura, escrita e cálculo)
  • Abordagem multimodal às perturbações da linguagem e da aprendizagem
  • Papel do ambiente para o desenvolvimento das competências comunicativa, linguística e de literacia.

Formadores

Marta Sofia Constantino Figueiredo, Licenciada em Terapia Ocupacional, Especialista em Terapia Ocupacional, Professor no Departamento de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão;

Maria Teresa Alvarez, Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Reabilitação Neurológica, Professor Convidado da ESSAlcoitão;

Luisa Fernanda Marques Taveira Soares, Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem, Professor Adjunto no Departamento de Terapia da Fala da ESSAlcoitão.

Metodologias de ensino e aprendizagem; Avaliação

Metodologias de ensino e aprendizagem:
– Aulas teóricas baseadas em metodologias expositivas (12h);
– Aulas teórico – práticas (3h) – baseada em resolução de problemas

Avaliação:
– Trabalho escrito individual  – reflexão critica sobre os conteúdos programáticos lecionados

Calendarização

5 de novembro de 2022 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas

Formadoras:

Marta Figueiredo: 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00 horas

Teresa Alvarez: 16:00 às 18:00 horas

19 de novembro de 2022 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas

Formadora:

Luisa Taveira: das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00 horas; 16:00 às 17:00 horas – Avaliação (reflexão individual).

Preços e condições especiais

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (250 Eur)

Preço
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€
Propina*: 250€

*Condições especiais:
A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
– Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
– Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
– Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso;
– Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
– Resultado da avaliação maior ou igual a 10, 00/20 valores.

** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50 €).

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (250€)

Para concluir com sucesso a sua inscrição, siga os seguintes passos:
Inscrição > Registar > Receção de email > Clicar no link (email) > Dados de autenticação > Nova candidatura > Candidatura a um curso > PRR – Curso breve – ESSAlcoitão

Destinatários

Pais;

Profissionais da área da educação;

Profissionais da área da saúde;

Profissionais da área social.

 

Duração

15H

 

Créditos

1 ECTS

 

Prazo de inscrição (prorrogado)

até 26 de outubro

 

Número de Vagas

Número máximo de estudantes: 24*
*A inscrição será realizada por ordem de submissão.

 

Local

Online & Instalações da ESSAlcoitão.

O curso irá decorrer em modelo híbrido e por streaming (online síncrona).

Mais informações:

Secretariado do curso de Fisioterapia

D.ª Fernanda Coelho

+351 21 460 75 68

fernanda.coelho@scml.pt



Voltar