
Objetivos
- Compreender o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
- Compreender os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
- Compreender o tipo de perturbações motoras, sensoriais, linguísticas e de literacia relacionadas com as dificuldades de aprendizagem
- Compreender quais as estratégias a adoptar em casa e na escola
- Compreender quando procurar ajuda de um profissional de saúde especializado
- Compreender a importância de uma intervenção atempada e adequada às necessidades da criança
Competências a adquirir
- Conhecimento sobre o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
- Conhecimento para identificar os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
- Conhecimento para referenciar e/ou intervir em casos de desvios do desenvolvimento da criança – intervenção atempada.
- Conhecimento sobre o tipo de abordagens terapêuticas utilizadas em casos de perturbações do desenvolvimento
- Conhecimento sobre as estratégias a adoptar em casa e na escola
- Conhecimento sobre as vantagens/desvantagens de uma intervenção atempada
Conteúdo Programático
- Más posturas na criança em idade escolar (1º ciclo)
- Alterações posturais – quando procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
- Educação postural em casa e na escola- importância da postura nas diferentes atividades do dia-a-dia da criança
- Más posturas na criança em idade escolar: como reeducar?
- Promoção da saúde: Hábitos posturais e estratégias de ensino da Higiene postural, em crianças na idade escolar
- O desenvolvimento sensório-motor e os alicerces para as aprendizagens. Sinais de alerta no desenvolvimento e a relação com as dificuldades de aprendizagem. Estratégias de promoção do desenvolvimento
- Metodologias de intervenção, dirigidas à pessoa, ao ambiente e/ou à ocupação
- Aspetos relevantes do desenvolvimento da linguagem e literacia em crianças de idade escolar
- Etapas do Desenvolvimento da comunicação e linguagem oral e escrita, dos 6 -12 anos de idade
- Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem – Factores de influência e períodos críticos
- Sinais de alerta no desenvolvimento das competências linguística e de literacia: Forma, conteúdo e uso
- A construção linguística: caracterização das principais alterações no processo de aquisição da linguagem e da aprendizagem (leitura, escrita e cálculo)
- Abordagem multimodal às perturbações da linguagem e da aprendizagem
- Papel do ambiente para o desenvolvimento das competências comunicativa, linguística e de literacia.
Formadores
Marta Sofia Constantino Figueiredo, Licenciada em Terapia Ocupacional, Especialista em Terapia Ocupacional, Professor no Departamento de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão;
Maria Teresa Alvarez, Licenciada em Fisioterapia, Mestre em Reabilitação Neurológica, Professor Convidado da ESSAlcoitão;
Luisa Fernanda Marques Taveira Soares, Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem, Professor Adjunto no Departamento de Terapia da Fala da ESSAlcoitão.
Metodologias de ensino e aprendizagem; Avaliação
Metodologias de ensino e aprendizagem:
– Aulas teóricas baseadas em metodologias expositivas (12h);
– Aulas teórico – práticas (3h) – baseada em resolução de problemas
Avaliação:
– Trabalho escrito individual – reflexão critica sobre os conteúdos programáticos lecionados
Calendarização
5 de novembro de 2022 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas
Formadoras:
Marta Figueiredo: 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00 horas
Teresa Alvarez: 16:00 às 18:00 horas
19 de novembro de 2022 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas
Formadora:
Luisa Taveira: das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00 horas; 16:00 às 17:00 horas – Avaliação (reflexão individual).
Preços e condições especiais
Preço
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€
Propina*: 250€
*Condições especiais:
A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
– Idade superior a 23 anos (ter completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso);
– Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
– Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso;
– Frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso;
– Resultado da avaliação maior ou igual a 10, 00/20 valores.
Destinatários
Pais;
Profissionais da área da educação;
Profissionais da área da saúde;
Profissionais da área social.
Duração
15H
Créditos
1 ECTS
Prazo de inscrição (prorrogado)
até 26 de outubro
Número de Vagas
Número máximo de estudantes: 24*
*A inscrição será realizada por ordem de submissão.
Local
Online & Instalações da ESSAlcoitão.
O curso irá decorrer em modelo híbrido e por streaming (online síncrona).
Mais informações:
Secretariado do curso de Fisioterapia
D.ª Fernanda Coelho
+351 21 460 75 68
fernanda.coelho@scml.pt