fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Desenvolvimento Sensório-Motor e Comunicativo em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico – 2ª edição

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (250€)

Curso em formato online

Objetivos

  • Compreender o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
  • Compreender os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
  • Compreender o tipo de perturbações motoras, sensoriais, linguísticas e de literacia relacionadas com as dificuldades de aprendizagem
  • Compreender quais as estratégias a adotar em casa e na escola
  • Compreender quando procurar ajuda de um profissional de saúde especializado
  • Compreender a importância de uma intervenção atempada e adequada às necessidades da criança

Competências a adquirir

  • Conhecimento sobre o desenvolvimento típico na criança dos 6-12 anos de idade
  • Conhecimento para identificar os sinais de alerta no desenvolvimento da criança, em idade escolar
  • Conhecimento para referenciar e/ou intervir em casos de desvios do desenvolvimento da criança – intervenção atempada
  • Conhecimento sobre o tipo de abordagens terapêuticas utilizadas em casos de perturbações do desenvolvimento
  • Conhecimento sobre as estratégias a adotar em casa e na escola
  • Conhecimento sobre as vantagens/desvantagens de uma intervenção atempada

Conteúdo Programático

  • Alterações posturais – quando procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
  • Educação postural em casa e na escola- importância da postura nas diferentes atividades do dia-a-dia da criança
  • Alterações Posturais: como reeducar?
  • Marcha em Equino Idiopático – quando procurar ajuda de profissionais de saúde especializados
  • Marcha em Equino Idiopático – Como reeducar?
  • Promoção da saúde: Hábitos posturais e estratégias de ensino da Higiene postural, em crianças na idade escolar
  • O desenvolvimento sensório-motor e os alicerces para as aprendizagens. Sinais de alerta no desenvolvimento e a relação com as dificuldades de aprendizagem. Estratégias de promoção do desenvolvimento
  • Metodologias de intervenção, dirigidas à pessoa, ao ambiente e/ou à ocupação
  • Aspetos relevantes do desenvolvimento da linguagem e literacia em crianças de idade escolar
  • Etapas do Desenvolvimento da comunicação e linguagem oral e escrita, dos 6 aos 12  anos de idade
  • Processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem – Factores de influência e períodos críticos
  • Sinais de alerta no desenvolvimento das competências linguística e de literacia: Forma, conteúdo e uso
  • A construção linguística: caracterização das principais alterações no processo de aquisição da linguagem e da aprendizagem (leitura, escrita e cálculo)
  • Abordagem multimodal às perturbações da linguagem e da aprendizagem

Docentes

Coordenadora pedagógica: Maria Elisabete Gomes da Silva Martins, Licenciada em Fisioterapia, Titulo de Especialista em Fisioterapia, Doutoramento em Comportamento Motor, Professor Adjunto no Departamento de Fisioterapia da ESSAlcoitão;

Isabel Maria Brás Dias Ferreira, Licenciada em Terapia Ocupacional, Titulo de Especialista em Terapia Ocupacional, Doutoramento em Psicologia Social, Professor Adjunto no Departamento de Terapia Ocupacional da ESSAlcoitão;

Luisa Fernanda Marques Taveira Soares, Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Patologia da Linguagem, Professor Adjunto no Departamento de Terapia da Fala da ESSAlcoitão.

Metodologias de ensino e aprendizagem; Avaliação

Metodologias de ensino e aprendizagem:

Aulas teórico-práticas – exposição dos conteúdos programáticos e análise e discussão de casos.

Avaliação:

Trabalho escrito individual – reflexão critica sobre os conteúdos programáticos lecionados.

Calendarização

14 de outubro de 2023 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas

21 de outubro de 2023 – das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 horas

28 de outubro de 2023 – das 09:00 às 13:00

Preços e condições especiais

Curso financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.

Preço
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€
Propina*: 250€

*Condições especiais: A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:

– Adulto maior de 23 anos (complete 23 anos, até 31 de dezembro do ano que antecede a realização do curso)
– Residente no território nacional
– pagamento da taxa de inscrição e da propina pelo estudante
– frequência do curso igual ou superior a 90% da duração do curso
– aproveitamento do curso através da avaliação

** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).


Condições de desistência: A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (250€)

Para concluir com sucesso a sua inscrição, siga os seguintes passos:
Inscrição > Registar > Receção de email > Clicar no link (email) > Dados de autenticação > Nova candidatura > Candidatura a um curso > PRR – Para Pais e profissionais das áreas de educação, saúde e social

Destinatários

Pais / cuidadores;

Educadores de infância;

Professores do 1º ciclo;

Técnicos de ação educativa;

Profissionais da área da saúde;

 

Duração

18H

 

Créditos

1 ECTS

 

Inscrições

até 07 de outubro de 2023

 

Número de Vagas

Número máximo de estudantes: 24*
*A inscrição será realizada por ordem de submissão.

 

Local

Aulas Online síncronas via plataforma TEAMS

Mais informações:

Secretariado do curso de Fisioterapia

D.ª Fernanda Coelho

+351 21 460 75 68

fernanda.coelho@scml.pt

Voltar