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Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

Linguagem: conhecer, refletir e capacitar em idade pré-escolar (online)

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (400€)



Enquadramento

O desenvolvimento humano inclui vários domínios, sendo a linguagem umas das competências basilares do desenvolvimento. A linguagem desenvolve-se na relação com as restantes áreas: motora, sensorial, cognitiva, relacional e social.

A identificação de dificuldades  relacionadas com a linguagem é uma realidade crescente, sendo, por isso, essencial que quem está próximo da criança tem um papel fundamental nesta identificação e na promoção de competências que visem um desenvolvimento adequado.

As práticas baseadas em evidência reconhecem desde há vários anos a necessidade de se intervir precocemente como forma de impedir ou minimizar a presença de perturbações de maior severidade.

Com efeito, em Portugal e no resto do mundo, têm sido criadas políticas de intervenção precoce, com o objetivo de dar resposta às necessidades de crianças com diversos problemas de desenvolvimento.

As alterações no desenvolvimento da linguagem e fala em contexto de idade pré-escolar podem ter implicações nas restantes áreas de desenvolvimento, pelo que importa identificá-las precocemente, encaminhar e atuar.

É fundamental que todas as pessoas diretamente envolvidas no desenvolvimento da criança conheçam as fases e marcos de aquisição de desenvolvimento linguístico. Conhecer permite não apenas identificar potenciais dificuldades, mas acima de tudo preveni-las. A prevenção é fundamental para minimizar dificuldades já existentes, mas também para evitar o desenvolvimento de dificuldades futuras, designadamente relacionadas com a aprendizagem da leitura e da escrita.

É também extremamente relevante a capacitação dos educadores, técnicos e pais no sentido de desenvolverem competências e ferramentas que lhes permitam colmatar, de forma eficiente, as dificuldades de linguagem oral apresentadas pelas crianças com quem trabalham diariamente.

Objetivos

No final da formação, os participantes deverão:

A) Conhecer os marcos de desenvolvimento em idade pré-escolar, designadamente ao nível do:

  1. processamento sensorial,
  2. desenvolvimento linguístico e sua relação com as competências de pré-literacia,
  3. desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional;

B) Conhecer o desenvolvimento da criança nos aspetos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita:

  1. desenvolvimento e processamento sensorial,
  2. desenvolvimento linguístico e sua relação com as competências de pré-literacia,
  3. desenvolvimento emocional e seu impacto nas perturbações do neurodesenvolvimento;

C) Interpretar resultados obtidos a partir da comparação do desempenho das crianças com os comportamentos esperados para os seus pares:

  1. despistar possíveis alterações através da aplicação de instrumentos de rastreio,
  2. analisar as produções (orais e escritas) das crianças em idade pré-escolar e compará-las com os marcos de desenvolvimento;

D) Conhecer as principais perturbações de desenvolvimento da linguagem que ocorrem nesta faixa etária;

E) Identificar sinais de risco para o desenvolvimento de perturbações de comunicação, linguagem e fala;

F) Praticar a elaboração de planos de ação centrados nas necessidades das crianças;

G) Articular com os diferentes profissionais que intervêm nesta faixa etária;

H) Discutir planos de ações para o desenvolvimento de competências de pré-literacia/pré-alfabetização;

I) Selecionar estratégias de ação adequadas às características das crianças;

J) Criar materiais para uso em diferentes contextos de ação;

K) Avaliar os resultados dos planos de ação.

Conteúdos programáticos

A) Desenvolvimento da linguagem no contexto do desenvolvimento global:

  1. Comunicação, linguagem e fala,
  2. Linguagem e as suas componentes,
  3. O continuum da linguagem e suas implicações para a aprendizagem da leitura e da escrita,
  4. Identificação e encaminhamentos;

B) Prevenção e intervenção precoce em linguagem:

  1. Como identificar potenciais alterações,
  2. Áreas de intervenção,
  3. Relação entre desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita;

C) Impacto das perturbações de comunicação, linguagem e fala na aprendizagem da leitura e da escrita;

D) Multimodalidade ao serviço da intervenção;

E) Metodologias e programas de estimulação da linguagem;

F) Literacia emergente em diferentes perfis de desenvolvimento;

G) Desenvolvimento de pré-competências de leitura e de escrita;

H) Evidência científica sobre treino de competências prévias para a leitura e escrita;

I) Identificação e prevenção de dificuldades de literacia;

J) Importância do trabalho multidisciplinar.

Formadores

Comissão Coordenadora:

Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala

Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala, Professor Adjunto

Formadores:

Margarida Ramalho, Doutora em Linguística, Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação, Licenciada em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala

Luísa Taveira, Mestre em Terapia da Fala, Licenciada em Terapia da Fala, Professor Adjunto

João Canossa Dias, Mestre em Terapia da Fala, Especialista em Terapia da Fala, Licenciado em Terapia da Fala

Sofia Garcia da Silva, Licenciada em Ensino Básico – 1º ciclo com especialização em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, Licenciada em Psicologia da Educação, Mestre em Neuropsicologia, Doutoranda em Educação – Formação de Professores e Supervisão.

Dora Batalim Sottomayor, Mestre em livros e literatura Infantil, Mestre em educação, Licenciada em Literatura

Calendarização

03-11-2023 – 17:30-21:30 horas
04-11-2023 – 09.00-13:00 horas
10-11-2023 – 17:30-21:30 horas
11-11-2023  – 09:00-13:00 horas
17-11-2023 – 17:30-21:30 horas
18-11-2023 – 09:00-13:00 horas
24-11-2023 – 17:30-21:30 horas

Certificação

Certificado de formação – Para os participantes que obtenham aproveitamento e frequentem 100% das horas do curso.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias de ensino:

Metodologia expositiva, colaborativa, demonstrativa. Discussão em pequeno e grande grupo para discussão de casos clínicos. Ensino online.

Metodologia de avaliação:

Realização de portefólio com os materiais de intervenção desenvolvidos no âmbito da formação.

Preços e condições especiais

Curso financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.

Preço
Taxa de inscrição** (não reembolsável): 50€ a realizar no ato da inscrição
Propina*: 400€ pagamento integral até 20/10/2023

*Condições especiais:
A atribuição da bolsa de incentivo está sujeita às seguintes condições cumulativas:
– Idade mínima de 18 anos;
– Residência no território nacional aquando da frequência do curso;
– Pagamento da totalidade da taxa de inscrição e da propina do curso, antes da data de início do curso;
– Participação em 100% das horas do curso;
– Avaliação com aproveitamento.

** Funcionários CIT (contrato individual de trabalho) da SCML não pagam a taxa de inscrição (50€).


Condições de desistência: A desistência de frequência da formação, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado os valores pagos não são passíveis de devolução.

Curso com direito a atribuição de Bolsa* a 100%
*Bolsa de incentivo no valor TOTAL da propina (400€)

Para concluir com sucesso a sua inscrição, siga os seguintes passos:
Inscrição > Registar > Receção de email > Clicar no link (email) > Dados de autenticação > Nova candidatura > Candidatura a um curso > PRR – Curso breve – ESSAlcoitão

Destinatários

– Profissionais de Saúde
– Profissionais da Educação
– Estudantes finalistas do curso de licenciatura em Terapia da Fala
– Encarregados de Educação

 

Pré-requisitos

– Profissionais de Saúde – Comprovativo de formação académica e/ou cédula profissional;
– Profissionais da Educação – Comprovativo de formação académica e/ou cédula profissional;
– Estudantes finalistas do curso de licenciatura em Terapia da Fala – Comprovativo de frequência do último ano de formação académica;

 

Duração

28H

 

Créditos

4 ECTS

 

Inscrições

até 20 de outubro de 2023

 

Número de Vagas

Número máximo de estudantes: 20*
*A inscrição será realizada por ordem de submissão, com base na apreciação dos pré-requisitos específicos e de acordo com o número de vagas.

 

Modo de lecionação

Online

Mais informações:

Secretariado do curso de Terapia da Fala

D.ª Anabela Gonçalves

+351 21 460 75 67

anabela.sgoncalves@scml.pt



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