
Objetivos
Reconhecer o papel do funcionamento executivo nos processos de aprendizagem
Diferenciar os princípios orientadores das teorias relacionadas com a fluência, descodificação e compreensão leitora
Dissecar os sinais de alerta comprometedores da aprendizagem da leitura, da escrita e do cálculo
Integrar o diagnóstico das perturbações da leitura da escrita e do cálculo e a/s sua/s co-morbilidades com outro/s diagnóstico/s; diagnóstico diferencial
Reconhecer dados epidemiológicos das dificuldades de aprendizagem e das perturbações leitura, da escrita e do cálculo
Reconhecer os diferentes sistemas de classificação e sua importância
Relacionar instrumentos formais e informais de avaliação
(i) do nível de fluência leitora
(ii) da linguagem escrita
(iii) do cálculo
Extrapolar conhecimentos de planeamento, implementação e análise da intervenção terapêutica
Reconhecer e implementar o Decreto Lei nº 54/2018
Produzir orientações para o meio educativo, clínico e sociofamiliar
Relacionar os pré-requisitos e a sua importância para a aprendizagem escolar / escrita
Detetar precocemente as dificuldades psicomotoras comprometedoras de aprendizagem
Criar estratégias com vista à facilitação das aprendizagens
Conteúdos Programáticos
Funções executivas e a sua relação com as dificuldades de aprendizagem.
Fluência leitora – definição do conceito e articulação com descodificação e compreensão leitora.
Diagnóstico diferencial:
Fatores de risco
Gravidade das perturbações
Incidência e prevalência das perturbações da leitura, da escrita e do cálculo
Sistemas de classificação
Formas e instrumentos de avaliação:
Das competências sintáticas
Da fluência leitora (velocidade, acuidade e prosódia)
Da escrita
Do cálculo
Estudo e discussão do Decreto Lei nº 54/2018
Intervenção direta e indireta na leitura, escrita e no cálculo
Métodos de intervenção indirecta
Método de Facilitação gramatical
Métodos metalinguísticos
Orientação para métodos de estudo
Métodos de intervenção direta
Método Habiles
Abordagens
Abordagem metalinguística para a promoção da literacia
Análise de eficácia
Articulação e cooperação com o meio educativo, clínico e sócio-familiar
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino: Expositiva, colaborativa, demonstrativa. Discussão em pequeno e grande grupo para discussão de casos clínicos.
Metodologias de avaliação: Trabalho escrito individual (teste ou estudo de caso).
Calendarização
Datas/Horário |
Formador |
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07-01-2022 (18:30/21:30) |
Joana Rato |
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08-01-2022 (9:00/12:00 – 13:00/17:00) |
Joana Rato Margarida Ramalho |
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21-01-2022 (18:30/21:30) |
Joana Lopes |
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22-01-2022 (9:00/13:00 – 14:00/17:00) |
Margarida Ramalho Joana Lopes |
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04-02-2022 (18:30/21:30) |
Joana Lopes |
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05-02-2022 (9:00/13:00 – 14:00/17:00) |
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25-02-2022 (18:30/21:30) |
Ilse Smits |
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26-02-2022 (9:00/13:00 – 14:00/17:00) |
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Legenda: Aula não presencial
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Preços e condições especiais
Preço
400 €*
*Condições especiais
1) Funcionários da SCML e antigos estudantes da ESSAlcoitão – 20% de desconto
2) Educadores clínicos da ESSAlcoitão; Sócios da APTF e da SPTF; Funcionários de entidades protocoladas com a ESSAlcoitão – 10% de desconto
3) Pagamento em prestação única – 5% desconto (acumulável com 1) ou 2) )
Modalidades de pagamento
O pagamento pode ser efetuado de forma fracionada (4 vezes para inscrições realizadas no máximo até 30 de novembro de 2021). A 1ª fração é paga no ato da inscrição e as restantes 3 prestações deverão ser pagas até dia 15, dos meses seguintes ao da inscrição.
A desistência da frequência, obriga ao pagamento total da formação. No caso de pagamento antecipado, os valores pagos não são passíveis de devolução.
Certificação
Certificado de Participação – poderá ser solicitado pelos participantes que frequentem o curso sem avaliação (40€).
Certificado de Frequência – poderá ser solicitado pelos participantes que realizem avaliação com aproveitamento (40€).
Condições
Formação Contínua
Destinatários
Terapeutas da Fala
Duração
40 Horas
Inscrição
até 27 de dezembro de 2021
Número de Vagas
Máximo de 30
A seriação será realizada por ordem de inscrição. O curso só se realizará com o mínimo de dez (10) inscritos.
Local
Online
Contactos para informação:
Anabela Gonçalves
Telef: 21 460 75 67 – ext. 267
Email: anabela.sgoncalves@essa.scml.pt
www.essa.pt