Cristina Vieira da Silva
Professor Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional
Formação Académica
Mestre, Título de Especialista
Contacto
cristina.vieira@essa.scml.pt
Professor Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional
Áreas de Interesse:
- Estudo da Ocupação Humana;
- Impacto da doença mental na vida ocupacional;
- Abordagem à pessoa com doença mental e suas famílias;
- Validação de instrumentos de avaliação da dimensão ocupacional do ser humano.
Formação: Especialista em Terapia e Reabilitação/Terapia Ocupacional, Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica, Licenciada em Psicologia Clínica, Bacharel em Terapia Ocupacional.
Experiência profissional: Desde 2000 até data presente, atividade docente, a tempo integral, na ESSAlcoitão. Responsável por várias unidades curriculares do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional. Áreas de ensino atuais: Desenvolvimento Pessoal, Abordagem da Terapia Ocupacional à pessoa adulta com doença mental e supervisão de Estágios. Membro do Conselho Técnico Científico da ESSAlcoitão, Conselho de Mestrado em Terapia Ocupacional e da Comissão de Creditação. Integra o grupo de Cidadania e Saúde e o grupo Ambiente e Contextos Favoráveis à Saúde, da Câmara Municipal de Cascais. Membro do Núcleo Académico de Terapia Ocupacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia. Orientação de trabalhos de licenciatura e teses de mestrado.
Em 2006 integrou a equipa de investigadores de um projeto, de âmbito nacional, cofinanciado pela União Europeia-Fundo Social Europeu e o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, realizado em parceria entre o Instituto Superior de Psicologia Aplicada, a Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, no âmbito da reintegração socioprofissional da pessoa com deficiência adquirida por acidente de trabalho.
Tem vindo a desenvolver atividade docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde em Maputo, no âmbito do protocolo SCML/ESSAlcoitão/ISCISA.
Entre 1988 e 2000, prática clínica nos Hospitais Júlio de Matos e Miguel Bombarda com implementação de programas e abordagem à pessoa adulta com doença mental e sua família, quer no contexto institucional quer no contexto comunitário; orientação de estágios de estudantes do curso de Terapia Ocupacional. Entre 1994 e 2000 conciliou prática clínica e atividade docente.