fbpx

Escola Superior de Saúde do Alcoitão - ESSAlcoitão

ESSAlcoitão tem nova pós-graduação “pioneira” em Fisioterapia de Catástrofe



A primeira Pós-Graduação da Europa em Fisioterapia em Contexto de Emergência, Catástrofe e Ação Humanitária vai ser lecionada na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão), da Misericórdia de Lisboa.

A ESSAlcoitão inicia esta quinta-feira, 11 de abril, uma nova Pós-graduação em Fisioterapia em Contexto de Emergência, Catástrofe e Ação Humanitária. Trata-se da primeira pós-graduação da Europa a debruçar-se sobre esta temática, tendo como entidades parceiras a Organização Mundial de Saúde, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e os Bombeiros Voluntários de Alcabideche.

Com uma base teórica sólida e estruturada em sete unidades curriculares, esta pós-graduação destina-se a fisioterapeutas que trabalham ou pretendem vir a exercer funções em contextos de emergência, catástrofes e crises humanitárias, como operacionais de primeira intervenção e Organizações Não Governamentais.

O curso nasce na sequência de uma tese de mestrado de uma aluna da ESSAlcoitão, a qual coordenará o seu desenvolvimento em conjunto com a professora que a acompanhou na tese.

No final do curso pretende-se que os participantes conheçam a história da reabilitação nestes contextos, compreendam o impacto das catástrofes nas populações, abordem princípios éticos e legais, desenvolvam competências práticas específicas, como intervenções em queimados e politraumatizados, combinando-se com uma abordagem de saúde pública, incluindo a prevenção de doenças e o suporte básico de vida.

O curso terá a duração de 155 horas e terminará com o simulacro de um cenário real de emergência e catástrofe. Esta pós-graduação destaca-se igualmente pela integração da saúde mental e apoio psicossocial, além de preparar os profissionais para uma cooperação nacional e internacional, em contextos multiculturais.

Para mais informações, consulte o link.



Conecte-se à ESSAlcoitão

Voltar