Objetivos
Após a participação bem sucedida neste curso, os participantes deverão mostrar a capacidade de:
- Identificar os diferentes tipos de conflitos e compreender as fontes mais comuns de conflito em contexto de saúde
- Avaliar as situações de conflito, compreender a natureza dos mesmos e as vias possíveis para os resolver
- Gerir as suas emoções em situações de conflito
- Implementar estratégias eficazes para gerir um conflito
Formadores
>> Generosa do Nascimento, Gestão, PhD
>> Samuel Silvestre Antunes, Psicologia, PhD
Conteúdos Programáticos
- Definição de conflito e tipos de conflitos em Organizações de Saúde
1.1. Modelos de conflito
- Gerir o conflito
2.1. Possíveis alternativas de resposta ao conflito
- Comunicação: gestão das emoções
3.1. Barreiras a uma comunicação efectiva
3.2. Gestão da raiva e outras emoções
- Estratégias eficazes de resolução de conflitos
4.1. Cinco etapas de uma gestão colaborativa
4.2. Negociação, persuasão e soluções win-win
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino:
Com vista a facilitar a aquisição de competências, este curso recorre a estratégias pedagógicas diferenciadas. Para além de introduzir os principais tópicos programáticos com base na melhor evidência, neste curso serão utilizados instrumentos de diagnóstico e estratégias de intervenção baseadas na evidência. O uso destes instrumentos tendo como referência a situação pessoal e a organização dos participantes contribui para maximizar a sua relevância. Adicionalmente, o uso de estudos de caso contribuirá para a sedimentação das aprendizagens e para a conexão dos conteúdos à realidade dos serviços de saúde.
Metodologia de avaliação:
A avaliação contínua implica a realização de um trabalho individual (100%).
Calendarização
Dia 1 – 12 de setembro 2023 |
Dia 2 – 13 de setembro 2023 |
Definição de conflito e tipos de conflitos em
• Organizações de Saúde Gerir o conflito • Possíveis alternativas de resposta ao conflito |
Comunicação: gestão das emoções
• Barreiras a uma comunicação efectiva Estratégias eficazes de resolução de conflitos • Cinco etapas de uma gestão colaborativa |
Preços e condições especiais
Curso financiado pelo Programa Impulso Adultos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O financiamento é realizado por reembolso, após atribuição das bolsas e segue o disposto em Regulamento.
Preço
Taxa de inscrição (não reembolsável): 50€ por módulo
Propina: 600€ por módulo*
*Condições especiais: Este curso tem direito a atribuição de Bolsa com reembolso 100% do valor da propina
A atribuição da bolsa do valor 100% da propina está sujeita às seguintes condições cumulativas:
- Cumprimento dos critérios de admissão patentes na brochura do curso
- Adulto maior de 23 anos (complete 23 anos até 31 de Dezembro do ano que antecede a realização do curso)
- Residente no território nacional
- O pagamento da taxa de inscrição e da propina terem sido efetuados pelo participante e não por uma entidade.
- Frequência igual ou superior a 90% da duração do curso
- Aproveitamento do curso através da avaliação final de conhecimentos realizada antes do encerramento da última sessão do curso
Inscrição e Admissão
- Considera-se inscrito o participante que tenha concretizado o pagamento de 50 euros referentes à taxa de inscrição.
- A taxa de inscrição não é reembolsável, salvo nas seguintes situações:
- Cancelamento ou adiamento do curso.
- Atingimento do limite máximo de inscrições sem que estas tenham sido encerradas
- As inscrições encerram após o limite máximo de participantes ter sido atingido.
- Após a inscrição, os participantes são admitidos por ordem de chegada desde que cumpram os critérios de admissão, sendo-lhes solicitado o pagamento da propina.
Certificação
Certificado de frequência com avaliação – Para todos os participantes que frequentem 90% das sessões do curso com aproveitamento
Destinatários
Profissionais na área de saúde, não médicos, com funções de direção/coordenação de organizações/serviços e/ou de equipas.
Critérios de Admissão
Análise curricular
Duração
16 Horas
Créditos
1.5 ECTS
Inscrições encerradas
Número de Vagas
Máximo de 25 participantes*
*A inscrição será realizada por ordem de submissão.
Local
Associação Nacional das Farmácias
Mais informações:
+351 911 191 954
info@ahed.pt